Livro: As Aventuras do Caça-Feitiço

"O ponto mais alto do Condado 
é marcado por um mistério.
Contam que ali morreu um homem
durante uma grande tempestade, quando
dominava um mal que ameaçava o mundo.
Depois, o gelo cobriu a terra e, quando
recuou, até as formas dos morros e os 
nomes das cidades nos vales tinham 
mudado. Agora no ponto mais alto das 
serras, não resta vestígio do que ocorreu 
no passado, mas o nome sobreviveu. 
Continuam a chamá-lo de 
WARDSTONE, 
A pedra do guardião"




Assim começa todos os livros dessa série, que narra as aventuras do jovem aprendiz de caça-feitiço, Tom Ward.

A série é composta de 13 livros (apenas 8 lançados até agora no Brasil) escritos pelo autor, Joseph Delaney, e narra a aventura de Tom Ward durante seu aprendizado com o caça-feitiço John Gregory.

Um caça-feitiço é quase um caçador de bruxas e de criaturas sobrenaturais. Podemos dizer que eles são como os irmãos Winchester da série Supernatural, ou até mesmo caça-fantasmas (Ghostbusters). 

Quando uma cidade ou vila é assolada por ataques de ogros, bruxas ou qualquer tipo de criatura mágica das trevas, eles são chamados para resolver o problema. Porém não são considerados heróis ou salvadores. Muitos os temem por estarem sempre envolvidos em problemas com o sobrenatural.

A história se passa nos tempos antigos que remetem à idade média do Reino Unido. Tom e Gregory são habitantes do Condado, alguma região ao sul da Inglaterra (apesar de não ser bem definido no livro sobre o país e situação política da época) e se aventuram por todo o país quando necessário.

Muitas referências a lugares existentes foram feitos pelo autor, que se inspirou bastante em paisagens e locais por onde viveu durante sua infância.

O legal da história é que, apesar de ter um tom "infanto-juvenil", o autor não se prendeu ao clichê das histórias do gênero. O protagonista não é o modelo perfeito de herói (apesar de ser um garoto de 13 anos), e as situações são muito mais macabras do que esperamos. 

Suas aventuras envolvem desde ogros que bebem sangue de suas vítimas, até bruxas que fazem rituais de sangue e ossos. Pelo menos nos primeiros livros. 

Fantasmas e assombrações são bastante presentes na história, dando um tom de terror muito legal nas histórias. 

O primeiro livro narra mais a iniciação de Tom como aprendiz do Caça-Feitiço. Sendo o sétimo filho de um sétimo filho, Tom possui uma certa "mediunidade" acima do normal e lhe torna um candidato perfeito para este ofício. Todos os caça-feitiços devem ser sétimos filhos de sétimos filhos, e, curiosamente, canhotos.

Ao começar seu aprendizado, Tom deve aprender a dominar seu medo e controlar suas emoções. Nem toda assombração é de fato algo maligno. Ele aprende que fantasmas são geralmente almas presas a este mundo e seu dever como caça-feitiço é de guiá-las para a luz. 

Talvez tenha uma pitada de espiritismo em alguns pontos, mas o foco é sempre como lidar com essas situações e vencer seus medos.

O interessante da trama é que nem tudo termina como esperamos. Existem diversos clichês em histórias infanto-juvenis em que sabemos que no final tudo dá certo e todo mundo fica feliz. Aqui isso não acontece! Você pode tentar adivinhar o que vai acontecer e com certeza não vai acertar.

Os livros também não enrolam o leitor com histórias que fogem do ponto, mudando o foco ou atrasando os acontecimentos. Cada livro tem em média 300 páginas e não há espaço para enrolação. Talvez seja por isso que a série conseguiu me prender e me fazer devorar os 6 primeiros livros tão rápido.

Atualmente estou lendo o sétimo livro da série. Apenas oito dos treze livros foram lançados no Brasil pela editora Beltrand. Ainda existe um spin-off chamado "O Bestiário de John Gregory", que serve como compendio das criaturas que existem no mundo criado por Joseph Delaney.

Recomendo para quem está procurando uma série relativamente longa para ler, e que se interesse pela temática sombria e criaturas fantásticas. 

Um filme sobre a série está para ser lançado, chamado de "Sétimo Filho". O link do vídeo você pode ver abaixo, mas falarei sobre essa adaptação em outra postagem.


Comentários