Livro: Elric de Melniboné

As histórias de Elric de Melniboné são consideradas clássicos da literatura de Fantasia. Não sei dizer se há muita influência de Tolkien nas histórias criadas por Michael Moorcock, mas sei que as aventuras de Elric serviu de inspiração para muitos outros autores.

Pessoalmente eu só fui conhecer a série e o personagem após ouvir (e ver em capas) várias músicas de bandas de metal, principalmente a banda italiana de power metal, Domine.

Outras bandas usam as artes dos livros de Elric como capa de seus álbuns, como Cirith Ungol por exemplo.




As obras de Moorcock também chegaram ao brasil nos anos 80, com o lançamento de alguns quadrinhos e graphic novels da saga, lançados pela editora Abril. Foram quatro quadrinhos, que depois foram lançados em uma edição única encadernada, e um graphic novel separado.



Apenas ano passado os livros começaram a chegar em português. O primeiro da série de seis livros saiu por aqui com o nome de "Elric de Melniboné - A Traição ao Imperador", pela editora generale. Entrei em contato com eles para saber mais sobre o lançamento da série aqui no Brasil e me disseram que Moorcock pretende lançar os livros em quatro volumes, ao invés de seis como foi feito originalmente. O segundo livro está com previsão de lançamento para abril deste ano.



Como li apenas o primeiro livro, o conhecimento que possuo sobre a série é bastante limitado a ele, portanto não falarei sobre a história dos livros nesse post.

A série foi originalmente escrita nos anos 60-70 e adaptada para diversos formatos. Foram lançadas algumas séries em quadrinhos que remetem aos livros diretamente, ou apenas como histórias avulsas.

Atualmente comprei o primeiro volume da série de graphic novels chamada "The Balance Lost", que trata das realidades e universos paralelos criados por Moorcock, e também sobre os "Eternal Champions", entidades que mexem diretamente com outros universos e figuras similares a deles. Sei que Moorcock explora bastante esse tema de "multiversos" em suas outras obras, e que Elric esta presente em outras obras mas como outro personagem.



Ainda é cedo para eu tentar descrever ou divagar sobre essas obras tendo lido tão pouco ainda. Falarei mais sobre a série e seus personagens na medida que forem lançados no Brasil, e também assim que eu conseguir por as mãos nos quadrinhos nacionais e internacionais!

Comentários