Música: Top 10 Atmospheric Black Metal albums

Atmospheric Black Metal. Pode até parecer estranho ou tosco esse gênero, mas ultimamente é o tipo de música que eu tenho ouvido e me ajudado a me concentrar no trabalho.

Diferente do black metal tradicional, as bandas de Atmospheric são como o nome mesmo já define, pegadas mais leves com a bateria num passo mais calmo, mas não deixando de ser rápida ou agressiva em certas partes. Talvez, se preferir, podemos dizer que bandas de atmospheric podem ser definidas como "melodic black metal", como é feito no Death metal. Porém eu prefiro a nomenclautra de "Atmospheric" pelo clima gerado nas músicas, geralmente sendo mais sombrio ou "etéreo". Em vários casos as bandas optam por uma pegada sinfônica utilizando samplers, dando um ar mais bombástico em alguns casos. Os vocais são na pegada black metal, podendo as vezes variar entre o gutural "rasgado" e o canto normal.

Dificilmente você vai ouvir algum solo de guitarra aqui. Talvez, dependendo da banda, algo mais celta como violinos ou flautas, mas o foco aqui é exatamente a música e a atmosfera criada por ela, e não o virtuosismo. Muitas dessas bandas são influenciadas por grandes clássicos do gênero, talvez tendo a banda Summoning como referência principal.

Um detalhe que parece recorrente em várias bandas é que boa parte delas são compostas por apenas um ou dois caras, geralmente como projetos solos ou secundários. Também vale notar que as capas dos álbuns são, em grande maioria, sensacionais. Algumas são mais simples ou sem graça, mas boa parte é muito bonita e que dariam belos quadros. Parece que é costume entre bandas desse estilo lançar os álbuns em diversos formatos, principalmente em vinil, e com capas alternativas. Sei que a banda Caladan Brood utilizou umas três capas diferentes para o mesmo álbum.

Abaixo eu selecionei as 10 bandas e álbuns que eu mais ouvi durante o ano passado e recentemente. Todas seguem o mesmo estilo, algumas variando entre algo mais sinfônico e outras mais agressivas.

Top 10

1- Caladan Brood - Echoes of Battle (2013)


Talvez a melhor banda que eu tenha ouvido no ano passado. E foi graças a esses dois caras que eu descobri a série de livros "The Malazan Book of the Fallen". Eles são fortemente influenciados pela banda Summoning e chegaram até a gravar dois covers e lançaram na versão em vinil desse álbum.
Um detalhe importante é que essa banda é americana! Dificilmente temos uma banda vindo desse país que seja famosa ou com algum conteúdo relevante, mas Caladan Brood com certeza mostrou que eles sabem o que estão fazendo.

Suas músicas são todas de excelente produção e qualidade, talvez o que diferencie eles um pouco do Summoning. Aqui o som é mais bombástico, com os samplers de orquestras e corais mandando ver. Os vocais variam entre o gutural e o canto normal, e parecem narrar muito bem a história que é contada nos livros de Steven Erickson. Em Echoes of Battle as músicas definem perfeitamente o nome do álbum, podendo servir como trilha sonora para grandes batalhas ou como o eco do que sobrou após os conflitos.

2- Wodensthrone - Loss (2009)


Essa é uma das bandas que conheci pelo acaso, principalmente pela capa do álbum. Quando descobri esse álbum, eu escutei-o umas 5 vezes seguidas. Os caras são da Inglaterra, e acho que nunca tinha ouvido uma banda de black metal vinda de lá antes. Bom, se você não contar a banda Venom como black metal.

A sonoridade é bastante sinfônica ao mesmo tempo que a bateria e a guitarra mantêm a pegada black metal. O vocal mesmo sendo gutural consegue harmonizar perfeitamente com o instrumental nas horas mais leves.

3- Folkvang - Six Stories Without Keys (2011)




Um projeto de um homem só (como vários desse estilo). Conheci por acaso (como várias outras bandas, aliás) pois eles participaram de um split-cd com a banda Wodensthrone. A pegada aqui é mais black metal e menos sinfônica, mas com excelentes linhas de guitarra. Ah é, essa banda é de Belarus! Talvez não seja tão atmospheric assim, mas você não precisa de teclados e samplers para criar uma atmosfera mais sombria.



4- Aquilus - Grisseus (2011)


Talvez um páreo duro para Caladan Brood como melhor banda descoberta ano passado. Ouvi por recomendação de um brother e depois de ouvir uma vez eu deixei no repeat infinitamente. A qualidade da composição e dos instrumentos, das melodias e da criatividade do compositor são simplesmente de altíssima qualidade. E, como de costume, a banda é composta por apenas um cara que fez tudo e tocou tudo. Fica difícil falar da banda sem dar exemplos. Recomendo quem curtir o estilo dar uma procurada sobre, pois é uma pena que essas obras primas não sejam tão conhecidas como deveriam.

5- Gallowbraid - Ashen Eidolon (2010)



Outra conhecida por acaso. E também é uma daquelas que ouvi uma vez e deixei no repeat. Descobri Gallowbraid esse ano quando estava atrás de uma banda nova para ouvir durante o trampo, para dar aquele gás nas tarefas. Quando a primeira faixa começou já com um riff diferente e uma levada mais metal e menos atmospheric, eu fiquei interessado. Ouvindo o resto do cd eu achei que me lembrava outra banda. E não deu outra; a banda é nada menos que um projeto de um dos membros do Caladan Brood. Não sei dizer exatamente qual dos dois, já que no Caladan Brood eles se idenficam por pseudônimos. Mas de qualquer forma, quem conhece e curte Caladan Brood vai ver que essa banda é na mesma levada, porém muito menos sinfônica e mais black metal.

6- Summoning - Minas Morgul (1995)


Bom, Summoning já é uma banda clássica do estilo e falar deles (e principalmente desse álbum) é quase que clichê. Mas a questão é que essa banda serviu de inspiração para várias outras, gerando cópias boas e ruins. Esse álbum tem a capa mais bonita de todos os da discografia, e as músicas também não ficam atrás. Por ser um álbum de 1995, nota-se que a produção é bem inferior às demais bandas de Atmospheric Black Metal. Mas talvez esse seja o charme. As introduções feitas no teclado soando quase como um midi, com sua pegada mais sombria, são uma das características principais da banda, que manteve essa sonoridade até nos álbuns mais recentes. Minas Morgul é essencial para quem é fã do estilo. Ainda terei uma camiseta e um pôster dessa capa....

7- Agalloch - The Mantle (2002)

Mais uma banda americana que me surpreendeu pela sonoridade e composição, completamente diferente do que estamos acostumados a ouvir dos EUA. Também uma das mais conhecidas entre as bandas do estilo, apesar de alguns não considerarem Agalloch como black metal. Esse é o segundo álbum, The Mantle, que até agora é meu favorito. Ainda não conheço a discografia da banda, mas esse álbum eu ouvi infinitas vezes. A pegada aqui é mais lenta, com bastante passagens no violão e mais sombria. Mas o clima gerado nesse álbum é muito mais atmosférico que o que estamos acostumados a ouvir no estilo. Definitivamente um dos melhores álbuns do gênero.

8- Alcest - Écailles de Lune (2010)


Talvez não seja certo incluir a banda nesse estilo. Mas talvez eles sejam desse estilo mas mudaram no decorrer da carreira. Sei que nesse álbum temos bastantes elementos de Black Metal. Atualmente são considerados post-metal/shoegaze, mas nos primeiros álbuns (esse é o segundo) eles tinham uma pegada mais pesada em algumas passagens. O legal é que as letras estão em francês, algo que não estou acostumado a ouvir em bandas de metal. Mas também não faz muita diferença, já que a ideia aqui é o som quase que etéreo e sombrio, mas de uma beleza única.

9- Fjorsvartnir - Legions of the North



Não tem como negar que essa capa é demais. E foi ela que me chamou a atenção. E também o nome da banda, que é bem difícil de pronunciar, mas depois que pega o jeito é legal de falar :D
Também é um projeto de um homem só, mas dessa vez de um país mais padrão ao estilo, Dinamarca. Aqui a sonoridade é mais black metal do que atmosférica, mas o álbum tem seus momentos. Talvez o menos sinfônico de todos os da lista, mas mesmo assim um grande álbum. Mas querendo ou não, existem várias passagens mais calmas e sombrias, alternando entre o peso e velocidade do black metal com a suavidade do atmospheric.

10- Elderwind - Волшебство живой природы (2012)



Vou ficar devendo o nome do álbum, mas parece que a tradução em inglês pode ser definida como "The magic of Nature". Esses caras são da Rússia, e seu som é realmente na pegada das bandas tradicionais do estilo. Talvez a banda que eu menos conheça e tenha familiaridade, pois confesso que ouvi esse álbum poucas vezes, mas mesmo assim, vale citá-la pois quando ouvi era exatamente o que eu procurava do estilo. Também o fato de ser russa me chamou a atenção, já que grande maioria das bandas que eu escuto desse gênero são de países diferentes. Vale a pena conhecer!


Menção honrosa -  Xanthochroid - Blessed He with Boils (2012)



Acredito que essa banda não seja exatamente do estilo do post, mas não dá pra não citá-los. Acho que o mais curioso é que são jovens americanos escrevendo e tocando um black metal bastante parecido com Dimmu Borgir. Inclusive, foi exatamente essa semelhança que me fez conhecê-los, pois eles resolveram fazer uma piada de 1º de abril lançando uma faixa na internet dizendo ser um novo single do Dimmu Borgir, sendo que na verdade era uma composição deles que remetia MUITO a banda original. O legal é que TODO MUNDO acreditou, de tão convincente que era. Eles admitiram a brincadeira depois, e os caras do Dimmu felizmente não fizeram nenhuma ação contra eles.

Ao investigar sobre esse tal de Xanthochroid, descobri que eles são realmente talentosos e suas músicas são muito boas. Eles também fazem covers de outras bandas e criações próprias em versões acústicas. Vale muito a pena ir atrás deles pois suas músicas são bastante promissoras.

Comentários

  1. Faltou a banda falkenbach, uma das melhores

    ResponderExcluir
  2. Rauhnåcht tambem e uma ótima banda, adorei que o Caladan Brood já foi logo o primeiro que citou. Eu definitivamente coloquei eles sendo minha banda favorita dentro do gênero, Epic Black Metal.

    ResponderExcluir
  3. Cara parabéns ótimas bandas gostei do son delas muito bom

    ResponderExcluir
  4. Parabéns pelo post excelentes bandas.

    ResponderExcluir

Postar um comentário