Jogo: Starbound Parte 1

Há um certo tempo, me recomendaram jogar Starbound quando ainda estava em Early Access. O jogo já está disponível na Steam, e quem é fã do gênero Sandbox vai curtir com certeza.





Logo de cara já dá pra sacar que ele tem uma pegada meio Terraria e Minecraft. Os gráficos são totalmente pixelados, o que remete bastante ao Terraria. Mas também não é por coincidência ou plágio; um dos criadores do Terraria é o mesmo de Starbound. Não vou saber a história completa, mas acredito que ele tenha saído de um para fazer o outro.

Por ser sandbox, você basicamente tem que criar tudo do zero, começando com o mínimo necessário para isso. Starbound segue os mesmo princípios do Minecraft: construir ferramentas para poder usá-las para criar outras coisas. 

Você começa com um manipulador de matérias que serve como sua "picareta" inicial. Ela é usada para cortar árvores e cavar buracos. Como em outros sandbox, tudo gera matéria-prima para outras coisas e raramente você pegará algo que não poderá utilizar.

 


O grande charme do Starbound não está apenas nos gráficos e na bela jogabilidade. A trilha sonora é simplesmente fantástica e combina perfeitamente com a pegada do jogo. Músicas mais calmas e relaxantes levadas no piano fazem com que as horas que você gastará criando sua casa sejam bem tranquilas. Até mesmo o tema do menu inicial vale a pena ouvir por inteiro.



Outro detalhe importante é o fato de quase tudo ser gerado aleatoriamente. Desde o mapa em que você começa, até planetas e sistemas solares distantes e próximos. Também é randomizado o design das armas que você acha, além dos monstros presentes nos planetas. Tudo segue uma lógica para que não saia coisas sem sentido, o que resulta em combinações únicas e muito divertidas. Outros já são pré-definidos, como os boss que você enfrenta ou os adoráveis cocôs!




Você pode começar em um planeta que, logo de cara, já é extremamente perigoso e difícil de sobreviver, como, por exemplo, chuvas de meteoros ou fogo, tempestades de areia, temperaturas muito baixas, etc. Além de todos os aspectos sandbox, temos também alguns elementos de Survival. Você terá que se preocupar em se aquecer em planetas gelados ou em luas e asteróides, e também precisará se alimentar para que não morra de fome. Tudo pode ser criado por você: cace animais para pegar couro e transformar em roupas de inverno, e também carne para assar em sua fogueira e transformar em comida. Você pode optar por plantar sua horta e colher mais tarde, ou replantar as árvores que derrubou para juntar madeira como matéria-prima. 

Em Starbound você não tem apenas que quebrar blocos de pedra ou caçar por minérios para construir coisas. Atualmente o jogo está prestes a lançar uma atualização que adicionará uma enorme quantidade de novidades e mudanças em mecânicas, sem contar novos itens e algumas atualizações. Porém logo de cara você pode fazer algumas missões que permitirão desbloquear tecnologias novas e também que te ensinarão mais sobre o jogo.

É bem simples: Você começa com pouca tecnologia, apenas o suficiente para estabelecer sua base e começar a evoluir onde estiver. Você passará boa parte do tempo juntando minérios e carvão, para poder criar ferramentas melhores, além de armas e armaduras. Você começa também em uma nave espacial, que está sem combustível para continuar viajando. Para poder usá-la, é necessário juntar combustível, como carvão. Ao juntar uma quantidade X de combustível, você já consegue viajar entre alguns planetas do setor que você começa. Para ir para outros setores, é necessário atualizar sua tecnologia construindo os itens necessários.



Para completar as missões que lhe permitem atualizar sua tecnologia, você enfrentará um "boss". Por exemplo, o primeiro boss aparece após criar uma antena que chama por ajuda para quem puder ouvir. No caso, o boss é nada menos que um pinguim dentro de um disco voador! Ele atende ao chamado e chega para destruir você e tudo o que você ama. Após derrotá-lo, você adquiri as peças necessárias para atualizar seu "workbench" (sua mesa de construção com os principais itens e criações que sua tecnologia permite fazer) e lhe da acesso a novas construções.

Tudo isso é só o começo do que você realmente vai aproveitar do jogo. Ainda nem falei que Starbound dispõe de cinco raças diferentes, cada uma tendo uma arte diferente para as armaduras e construções. Por exemplo, os humanos são mais militares espaciais, os Glitch são robôs medievais, os Florans são, bem, homens-flores! Ainda será lançada uma nova raça de Novakids, que são seres elementais inspirados no velho oeste.


Escrevi bastante mas ainda falta falar de muita coisa desse jogo que me viciou e que vai me viciar mais ainda quando mais conteúdo for lançado. Por isso, vou deixar essa introdução aqui e focarei em pontos mais específicos em outros posts.

Recomendo darem uma olhada no site do jogo frequentemente pois os desenvolvedores postam quase que diariamente! Eles postam sobre o que estão trabalhando no momento e o andamento das mudanças que estão fazendo no jogo.

Comentários