Mangá: All You Need Is Kill

"All You Need is Kill" é uma minissérie em dois volumes lançados recentemente no Brasil pela JBC. Logo pela capa já é possível identificar os traços de Takeshi Obata, mais conhecido pela arte de Death Note, o que já me chamou bastante a atenção.



Aqui não há espaço para comédia, romances ou clichês dos mangás tradicionais. Logo de cara já começamos a história com a morte do protagonista. Calma, não é spoiler. Em "All You Need Is Kill" o autor explora uma temática que já foi abordada antes em filmes, mas de uma maneira diferente: E se você pudesse reviver o mesmo dia várias vezes?

Pois é, não estamos falando do filme "Feitiço do Tempo" de 1993. Aqui o protagonista, Keiji Kiriya, sempre revive o mesmo dia após morrer no campo de batalha. Porém ele não sabe o porque ou como evitar. Keiji é um soldado especial treinado para derrotar os Mimetizadores, criaturas desconhecidas que apareceram na terra e estão tentando nos exterminar. Porém esta é sua primeira missão e ele precisa se preparar para o confronto no dia seguinte.

Até aí, tudo bem, tudo normal, tudo ok. Seu dia segue normal até ele entrar no campo de batalha e encontrar seu fim nas mãos dos mimetizadores! Porém após morrer, Keiji acorda novamente em sua cama no começo do dia antes do confronto. E dessa vez ele se lembra de tudo o que aconteceu!

Esse é o charme e o principal argumento usado no mangá. E se você pudesse reviver o dia em que você está destinado a morrer? O que você faria para evitar sua morte?

Durante todo o primeiro volume, Keiji começa a refletir sobre essa anomalia e percebe que não consegue fugir dela, porém aos poucos ele percebe que isso não é uma maldição ou algo do tipo, pois assim ele pode treinar e tentar melhorar suas habilidades para evitar de ser morto e, quem sabe, descobrir o motivo desses "resets".

Essa temática pode ser analisada de diversas formas. A que eu mais gostei é de pensar que Keiji está vivendo a experiência de jogadores de video game, onde você tem uma fase em que não consegue passar e deve tentar diversas maneiras diferentes de passar dela até conseguir. Nessas fases você tenta de tudo, morre várias vezes, mas sempre pode voltar do início para tentar de novo só que com outra estratégia.

Na história é quase isso, até Keiji descobrir o que está por trás desses "resets" e também quando encontra alguém que já passou pela mesma situação!

A obra de "All You Need is Kill" é baseada no livro de Hiroshi Sakurazaka, lançado em dezembro de 2004. Porém o mangá foi adaptado por Ryosuke Takeuchi e ilustrado por Takeshi Obata, lançado em 2014 pela Shonen Jump. No Brasil foi lançado em dois volumes no formato Tankobon pela JBC.

O mais legal é que além de livro e mangá, também foi feito uma adaptação hollywoodiana com Tom Cruise como protagonista! O filme "No Limite do Amanhã" (Edge of Tomorrow) também foi lançado em 2014. Confesso ainda não ter assistido o filme, pois depois de saber que era inspirado em um mangá, eu quis ler primeiro antes de assistir. O mais legal é que eu não esperava que o mangá fosse ser lançado no Brasil tão cedo! Agora estou só esperando ter tempo para poder ver o filme e dizer se é fiel ou não ao mangá (ou ao livro). 

"All You Need is Kill" é uma obra muito interessante e vale muito a pena conhecer, A abordagem de ficar preso em um loop no tempo é bem elaborada aqui, o que faz com que o mangá não caia em clichês sem graça.

Comentários