Elric - The Ruby Throne & Stormbringer

Bom, faz tempo que não escrevo para o blog, mas depois de ler essas duas obras primas, tive vontade de escrever novamente.



Já não é a primeira vez que este livro de Moorcock é adaptado para quadrinhos. Nos anos 80 a obra foi adaptada por P. Craig Russel e Roy Thomas, sendo relançada recentemente pela Titan Comics em um formato de luxo e em capa dura. Porém estas duas novas adaptações foram criadas por uma equipe de artistas franceses, fugindo um pouco do padrão e alterando a história de maneira que até mesmo o autor da obra admitiu que gostaria de ter tido as mesmas ideias quando escreveu o livro original na época.

Yyrkoon, retornando após derrotar o exército bárbaro e assumindo o trono.

Estamos falando do livro "Elric de Melnibone", que até chegou a ser lançado no Brasil recentemente pela editora Generale (e eu até escrevi um artigo aqui!). E foi nesta obra que a história de Elric começa e dá inicio a sua saga de auto destruição e remorsos.

Elric e Cymoril sentandos no trono,
enquanto Yyrkoon os observa.
Nestas obras francesas, os autores não pouparam detalhes e criatividade. Digo isso pois eles reinventaram Melniboné e toda a sua glória de forma mais exagerada. Pegaram os costumes bizarros e doentios e os aumentaram. Podemos ver que a grandeza de Melniboné foi muitíssimo bem representada aqui, onde no livro temos uma versão mais nobre e real, e nas primeiras adaptações em quadrinhos chegam a ser quase uma ópera cheia de pompa. Mas não aqui, em "The Ruby Throne" e "Stormbringer". 

Elric retornando à Melniboné com
a ajuda do elemental Straasha.
Logo pela capa podemos ver que Elric está sentando em, literalmente, um trono de rubi. Os traços são mais fortes e as cores mais escuras, dando um ar sombrio à história. O figurino dos personagens lembra um pouco a arte do jogo Diablo 3, onde pode-se notar uma grande influência da cultura oriental nos trajes e no cenário. Tudo é grandioso, desde os salões do castelo, até as grandes embarcações lendárias de Melniboné. 


Acredito que dessa vez os protagonistas foram devidamente representados. Yyrkoon, o infame primo e usurpador do trono de Elric possui uma aparência mais imponente, diferente do quase-bufão da versão de P. Craig Russell. Dyvim Tar é outro personagem que ganhou o formato e presença que seu cargo propõe. Elric não ficou de fora, ainda mais quando está trajando sua bela armadura negra ao partir para a batalha contra os bárbaros que tentam invadir seu reino.

Elric enfrentando os bárbaros
antes de ser traído por seu primo.

Talvez um dos poucos defeitos dessas obras seria o fato de ser curta. Algumas cenas importantes foram resumidas a apenas uma página, como o confronto entre Elric e seu primo após conseguirem suas espadas lendárias. Podemos dizer que foi uma jogada comercial, para atrair a atenção e tentar vender mais volumes, já que ambos os quadrinhos poderiam ter sido lançados em um único volume.

Mas as poucas páginas são compensadas com belos extras, como alguns depoimentos dos autores e alguns sketches da obra. 

Comparação entre os traços de Cymoril,
Yyrkoon e Elric entre as versões.

Parece que Elric finalmente ganhou um remake que merecia. Após ler as duas edições você ficará com desejo de ler mais e que essa belíssima obra seja continuada. Não sei dizer os autores trabalharão nas próximas obras da série, mas pelo feedback que pude notar, sei que terão o apoio dos fãs e, principalmente, do autor Michael Moorcock.

Por enquanto ficamos com os relançamentos que estão por vir. Atualmente, a editora Titan Comics lançou a primeira adaptação da saga de Elric. Em junho foi lançado a segunda parte, que ainda não chegou a ser lançada em forma de livro no Brasil, "Navegantes dos Mares do Destino". Porém já tivemos esse quadrinho por aqui! Porém deixaremos essa parte para um outro post ;)


Primeira adaptação feita por P. Craig Russell
e Roy Thomas. Relançada recentemente.
A melhor adaptação já feita e aprovada por Moorcock, "The Ruby Throne" e "Stormbringer" são definitivamente uma excelente adição a qualquer fã da série e do albino Elric. É possível encontrar estes dois volumes nas lojas Livraria Cultura e Amazon.com.br. 

Espero que a saga de Elric ainda volte a brilhar e ganhe a atenção que merece! Fico aqui no aguardo de mais novidades desta brilhante saga!

Comentários