Mobile - A procura do MMORPG perfeito?

Desde que os jogos de celulares evoluíram para além de jogo da cobrinha e candy crush, junto com a evolução da tecnologia e de celulares mais potentes, a oportunidade de criar jogos para celulares que você pudesse acessar quando e onde quiser fez com que diversas desenvolvedoras apostassem nesse mercado, principalmente em países asiáticos como Coreia do Sul e China.


No PC temos já alguns títulos bem consolidados que ditaram o padrão do mercado como World of Warcraft, que serviu de base para muitos clones desde seu lançamento, e outros que apostaram em fórmulas um pouco diferentes como Skyforge que acabou com a limitação de classes ou o Elder Scrolls Online que trouxe a franquia Elder Scrolls com seu mundo gigantesco, câmera em primeira pessoa e muito mais. Mas isso falando do mercado ocidental. Lá na Ásia as coisas são um pouco mais complexas, porque dependendo do mercado e da época, os MMORPGs vieram com modelos diferentes como os jogos Free To Play com monetização através de lojas de cash, ou por modelos de assinatura ou premium.

The Elder Scrolls Online - Segue o modelo Pay-to-Play mas possui loja de itens e sistema de assinatura

World of Warcraft - Um dos poucos que ainda usa o sistema de assinatura mensal para jogar, além de ter que comprar o jogo e sua última expansão separadamente

Skyforge - Free-to-play com sistema de assinatura mensal Premium e venda de itens e cash

Acho que acabou sendo natural a transição que o mercado fez para trazer MMORPGs aos celulares quando estes passaram a se chamar smartphones com a capacidade de um console ou até mesmo PC por estarem conectados à internet o tempo todo. E como o mercado chinês não é nem um pouco besta eles correram pra trazer diversos títulos de diversas franquias antigas ou até mesmo novas. Porém todas seguem o mesmo princípio: Free to play, monetização através de venda de créditos e itens em lojas in-game e modelos de assinatura diferentes. 

Claro que o ocidente não quis ficar de fora, e temos uma boa quantidade de desenvolvedoras fora da Ásia com títulos muito importantes, mas quando se trata de jogos F2P a China é uma máquina de desenvolver jogos.

Então com tantas opções e tantas desenvolvedoras acabamos tendo uma quantidade enorme de opções de jogos para experimentar, que vão desde o visual mais simples como Warspear Online com seu gráfico pixelado até mesmo a jogos mais pesados como Black Desert Mobile. Mas algum desses presta? O que faz um MMORPG de celular valer a pena? Como o modelo F2P foca muito em monetizar através da venda de cash e itens, será que muitos forçam o infame Pay to win? Sim e não, pois tudo depende do que você está procurando nesses jogos.

Warspear Online

Acredito que quem pegou a onda dos MMORPGs do inicio lá no começo dos anos 2000 ou no final dos anos 90 está passando por uma "seca" desde que seu jogo favorito fechou ou já perdeu o encanto, caso ainda esteja online. É o meu caso (e de muitos conhecidos) com WOW, que apesar de estar vivo até hoje e possuir um lore que eu aprecio bastante, já chegou naquela fase que se tornou repetitivo e cansativo demais. Talvez porque agora não somos mais adolescentes com tempo livre para dedicar horas e horas jogando e farmando sem parar, mas que mesmo assim não gera mais aquela vontade de jogar sem parar de antigamente.

Parece que muitos ainda sentem isso e estão a procura de "uma droga nova" que traga aquele sentimento de descoberta novamente que sentiram quando jogaram seu primeiro MMORPG. Honestamente acho que é só uma forma de nos enganarmos para tentarmos voltar a uma época mais simples e menos turbulenta como quando jogávamos qualquer coisa, e por conta disso nunca vamos encontrar um jogo a altura dessa expectativa. Mas a busca não deixa de ser interessante, afinal, "vai que" a gente encontra de fato um jogo assim? New World recentemente tem preenchido esse vazio para muita gente, por exemplo. 

Mas voltando ao mercado mobile, e se talvez nós procurássemos esse MMORPG revolucionário em outros lugares além do PC? Existe muito preconceito com jogos para celular hoje em dia, principalmente para os auto-entitulados "gamers" que acham que jogos mobile são muito casuais por conta da primeira leva de jogos que se popularizou entre os usuários de celulares que iam desde pessoas mais velhas a até quem nunca jogou ou deu importância para jogos. 

Enfim, se você manter uma cabeça aberta e entender que existe várias oportunidades fora do PC, quem sabe o MMORPG que a gente tanto procura não está no nosso bolso? E é pensando nisso que eu cacei (e ainda caço com uma certa frequência) MMORPGs para celular e estou separando as melhores opções que pude encontrar até agora.

O que pretendo é tentar encontrar alguns pilares que resumem bem o que um MMORPG precisa ter para ser considerado bom ou aceitável para ser apreciado em uma tela pequena de celular. Por exemplo, apesar de Black Desert Online já ser um MMORPG consolidado, ele funciona bem nos celulares? Por que apesar dos gráficos legais, a jogabilidade é legal? E outra, nem todo mundo tem um celular gamer ou potente o suficiente pra rodar um MMORPG 3D sem pegar fogo, então precisa ser otimizado. 

Também existem muitas vertentes do próprio estilo que podem ser consideradas. Existem jogos no estilo mundo aberto, com câmeras isométricas, livres, etc. Fica difícil comparar jogos já que possuem tantas diferenças, então a ideia não será qualificar o melhor ou pior, mas sim a qualidade que cada um oferece nessas características. 

Dos jogos que já joguei até agora e que estou reavaliando estou separando os seguintes para comentar sobre:

- Ragnarok M: Eternal Love
- Celtic Heroes
- Era of Legend
- Lineage II Revolution
- Evil Lands
- Elder Scrolls Blades
- Albion Online
- Runescape
- Black Desert Mobile
- Forsaken World e Perfect World
- Tales of Wind
- AxE: Alliance Vs Empire
- Adventure Quest 3D
- World of Kings

Existem muitos outros que ainda não estão listados e que preciso revisitar para analisar com mais calma. Meu plano é avaliar da seguinte forma: 

- O jogo precisa ser Online e grátis;
- Não precisa ser em português, mas é preferível;
- O formato (Action, terceira pessoa, por target, isométrico, etc) não precisa ser único;
- Os jogos não precisam ser todos 3D, mas o foco inicial será neles;
- Os jogos serão baixados e testados em um celular Android, mais especificamente em um Galaxy Note 10+, que é capaz de rodar a grande maioria dos jogos no máximo;
- Pretendo jogar um pouco cada jogo, mas não o suficiente pra chegar ao endgame, mesmo pq senão cada resenha levaria mais de um mês.

Então espero que eu consiga escrever bastante nos próximos dias sobre esses jogos. Faz um tempo que queria falar disso e acho que nesses posts eu conseguirei mostrar bastante coisa :)

Comentários