RPGs esquecidos da Square Enix no Super Famicom

 Se tem uma coisa que a Square Enix, antigamente chamada apenas de Square ou Squaresoft, sabe fazer, é RPG. Diversas séries incríveis eram feitas regularmente na era de ouro do Super Nintendo e muitas dessas obras jamais chegaram ao ocidente. 

No anúncio que foi feito hoje, dia 09 de Fevereiro de 2022 no Nintendo Direct, fomos surpreendidos com três jogos que estão sendo refeitos ou remasterizados para Nintendo Switch: Live A Live, Chrono Cross e Front Mission 1st. O primeiro havia sido lançado apenas no Japão e está sendo finalmente lançado agora no resto mundo da melhor forma possível, com os gráficos HD-2D iguais aos de Octopath Traveler e possívelmente pela mesma equipe, já que as artes dos personagens mostradas no vídeo são claramente do mesmo artista que trabalhou em Octopath. Essa engine está sendo usada nos remakes recentemente anunciados e também na continuação de Octopath e no novo jogo Triangle Strategy da mesma equipe. 

Front Mission 1st será um remake que mantem o mesmo estilo do jogo original, mas com um gráfico mais moderno e com mais 3d. Essa adaptação parece ser bem interessante e estou curioso pra saber se vão incluir a campanha extra introduzida na versão de Nintendo DS, mas apenas de manter as mesmas mecânicas de atualizar partes especificas de cada Wanzer e o combate já é o suficiente para mim.

Chrono Chross é o único jogo que não foi lançado para Super Nintendo, mas vale a menção por ser relacionado a Chrono Trigger. O remaster que foi anunciado parece ser no mesmo estilo do trabalho que foi feito nos ports de Final Fantasy 7, 8 e 9 para consoles mais modernos, adicionando algumas mecânicas como acelerar o jogo, evitar encontros aleatórios e até mesmo outros cheats como invencibilidade. O gráfico em si não teve muita mudança além das texturas que foram ajustadas para resoluções maiores, e não parece que deram modelos 3d novos para os persongens como no FF8 Remastered. A maior mudança é terem incluído o jogo Radical Dreamers junto no pacote, que é um prólogo da história do jogo e que foi lançada apenas no Japão via Satellaview, um periférico exclusivo da região onde você baixava episódios ou mini-DLCs via satélite.

Tá, mas esses foram só alguns dos anúncios do Direct de hoje, o que isso tem a ver com o tema do post? Então, a ideia é que esses três jogos antigos estão sendo relançados para o Switch e que dão uma esperança de que mais jogos desse estilo tenham a chance de reaparecer no futuro. Só o fato de estarem refazendo Front Mission e Live A Live com gráficos diferenciados, assim como fizeram também com Dragon Quest 3 que deve sair este ano, mostra que a Square está definitivamente resgatando seus clássicos.

Sei que muitos esperam o mesmo tratamento para clássicos como Chrono Trigger, Xenogears, etc, e aposto que a Square deve sim dar atenção para os mais famosos, mas seria legal também se jogos menos conhecidos aqui no ocidente pudessem ter a chance de receberem uma certa atenção. Por exemplo, recentemente a série SaGa teve um destaque legal por lá, tendo dois dos três primeiros jogos lançados para Super Famicom, Romancing Saga 2 e 3 foram remasterizados em diversas plataformas, assim como outros jogos da série, como "SaGa Scarlet Grace: Ambitions" que saiu originalmente para PS Vita e o "Collection of SaGa" que compila os três primeiros jogos da série lançados para Game Boy nos anos 90 (no ocidente chamados de Final Fantasy Legend).

Porém no Super Nintendo temos muitos outros jogos que não tiveram a sorte da série SaGa ou Mana para ganhar algum destaque. Até agora, pois Live A Live estava entre os jogos que listarei abaixo. Então vamos dar uma olhada no que ainda falta receber uma atenção por aqui (jogos publicados e/ou desenvolvidos pela Square/Enix):

Treasure Hunter G


Treasures of Rudra





Bahamut Lagoon


Nekketsu Tariku (Burning Heroes)







Mystic Ark


Dark Half




Star Ocean






Comentários